O que considerar na hora de comprar uma balança industrial?

6 minutos para ler

Comprar balança industrial é uma decisão estratégica que deve ser bem planejada. Este equipamento, presente em processos que demandam alto rigor técnico, é primordial para que as medições sejam feitas de forma exata, com plena confiabilidade. 

Há diferentes modelos indicados conforme a necessidade de cada segmento industrial e processos operacionais realizados no dia a dia. Saber como fazer a melhor escolha é fundamental para a eficiência e a produtividade. Acompanhe este conteúdo com informações essenciais que você precisa ter. 

O que considerar para comprar a balança industrial certa?

Com tantas opções disponíveis, fazer a melhor escolha ao comprar uma balança industrial depende da necessidade do seu negócio e também das especificações do equipamento que indicam qual modelo entregará mais agilidade, qualidade e segurança de medição.

Separamos as características mais importantes a serem observadas. Veja:

Dimensão

Verifique as dimensões do objeto a ser pesado para definir a balança com tamanho de prato ou plataforma ideal para sua necessidade. Por exemplo, não é adequado pesar um objeto de 80 cm x 100 cm em uma balança com plataforma de 50 cm x 50 cm. Além da imprecisão na medição, a balança poderá ser danificada.  

Capacidade

As faixas máxima e mínima de pesagem indicam a capacidade da balança. Na hora de escolher, você precisa considerar o intervalo de peso dos produtos que serão pesados na balança que será adquirida. Afinal, adquirir uma balança com capacidade muito maior do que a necessária sairá mais caro e, dependendo da resolução, poderá ser menos precisa do que o ideal.

Tolerância do processo

Defina a tolerância aceitável da variação de peso para o seu processo de pesagem. Vamos supor que para manter a percepção de valor de um produto (exemplo: sabor, cheiro, viscosidade, cor, etc.), sua empresa define que são necessários 10 kg da matéria-prima X com uma tolerância aceitável de mais ou menos 1 g. Ou seja, para garantir a confiabilidade do processo, a balança deve ter uma precisão que seja suficiente para atender os critérios de tolerância. Veremos a seguir no tópico sobre a resolução da balança, a recomendação da relação: precisão x tolerância.

Resolução ou menor divisão (d)

A resolução da balança, que também é chamada de menor divisão, simbolizada pela letra (d), é essencial para definir a balança correta para um determinado processo. Como dissemos no tópico anterior, a resolução da balança deve ser capaz de atender com precisão a tolerância do processo de pesagem. Para isso, uma boa recomendação é a razão 10:1 entre a tolerância do processo e a resolução da balança. Esta recomendação está no documento “JCGM 106: 2012 – Evaluation of measurement data: the role of measurement uncertainty in conformity assessment” (Avaliação de dados de medição : o papel da incerteza de medição na avaliação da conformidade). O JCGM – Joint Committee for Guides in Metrology (Comitê Conjunto para Guias em Metrologia) é um órgão assessor do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM)

Voltagem e bateria

Apesar de a maioria das balanças ter voltagem de 110V e 220V, a melhor opção é comprar uma balança industrial com fonte externa para reduzir os prejuízos causados por oscilações na rede. Alguns modelos também têm bateria interna, ferramenta útil em caso de queda de energia e mobilidade nos modelos de balança industrial portátil. 

Resistência e material

Sobre a resistência da balança, nos referimos às condições do ambiente e da operação. Considere o local onde o equipamento será instalado e quais situações típicas do espaço podem influenciar sua atividade, como: área classificada, vento, oscilações na rede elétrica, umidade, trepidações, outros maquinários, etc. As balanças industriais da KN Waagen, podem ser configuradas para atender as mais diversas condições de operação. Desde balanças totalmente à prova d’água com grau de proteção até IP69K até balanças a prova de explosão EX para pesagem em áreas classificadas.

Velocidade de estabilização

O tempo necessário para a balança estabilizar a leitura interfere na velocidade de toda a operação. Equipamentos com maior velocidade de estabilização, como as balanças da KN Waagen, com menos de 1,5 segundos, proporcionam maior produtividade na linha de produção e controle. 

Conectividade

Verifique a necessidade de conectividade da balança com periféricos, como: computador, CLP, coletor de dados, impressoras, etiquetadoras, sinalizadores, etc. Caso necessário, verifique qual o protocolo de comunicação necessário. 

Funções

Outra característica importante a ser avaliada em uma balança industrial são as funções ou aplicações que a balança permite que sejam executadas, como, por exemplo: pesagem simples, contagem de peças, verificação de sobra e falta, pesagem percentual, edição de tara, entre outras. 

Valor do investimento

Avalie cuidadosamente quanto irá investir para comprar uma balança industrial. Opções mais baratas, apesar de oferecerem custo mais baixo, são geralmente de menor qualidade, exigindo manutenções constantes. Nessa hora é melhor decidir em termos de custo-benefício.

Características técnicas da balança industrial

Para fazer uma escolha assertiva ao comprar uma balança industrial, o ponto de partida é conhecer as principais características técnicas presentes neste equipamento. Vejamos.

Tipos de balanças industriais e suas aplicações

Cada modelo de balança possui características específicas conforme a finalidade à qual ela se destina. É interessante lembrar que cada segmento industrial possui demandas próprias que precisam ser consideradas para que a balança escolhida atenda plenamente os parâmetros operacionais e de qualidade exigidos no ambiente industrial. Vamos ver os tipos de balanças industriais e aplicações.

  • Balança industrial de alta precisão: proporciona maior estabilidade, durabilidade e alta precisão na pesagem. Indicada para ser usada em laboratórios e em indústrias que requerem alto rigor quanto ao controle de qualidade nos processos.
  • Balança industrial de bancada: é adotada em diferentes segmentos industriais. Apresenta desempenho altamente confiável e filtros digitais que possibilitam pesagens rápidas e com alta confiabilidade em ambientes suscetíveis à instabilidade.
  • Balança industrial de piso: oferece maior agilidade e eficiência nas operações do dia a dia. Apresenta estrutura reforçada e de alta resistência a desgastes e impactos. É muito utilizada em indústrias químicas, farmacêuticas, alimentícias, de produtos agropecuários e em operações logísticas.
  • Balança industrial de piso com sistema oscilante de esferas para absorção de impactos: é também utilizada em diferentes segmentos industriais. As características desta balança são muito parecidas com as do modelo tradicional de balança industrial de piso. A diferença é que, ao invés dos pés articulados, ela possui uma estrutura diferenciada, com um sistema de oscilação que oferece maior liberdade para a balança e resistência contra impactos verticais e laterais.
  • Balança industrial lava rápido: consiste em uma balança de piso com uma tampa basculante que favorece o processo de lavagem do equipamento. Esse tipo de balança foi projetado para uso em ambientes nos quais há produtos com elevado risco de contaminação, o que exige higienização constante das balanças. A balança lava rápido é muito usada nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, químicas e também em segmentos hospitalares.
  • Balança industrial de palete: atua na pesagem de paletes. Apresenta alta resistência e é utilizada em áreas limpas.
  • Balança industrial portátil: combina flexibilidade e desempenho confiável quanto à exatidão do equipamento. É recomendada principalmente para processos de conferência de mercadorias nos setores de estoque, produção e recebimento. 

Materiais de construção e durabilidade

Os materiais predominantes usados na fabricação de balanças industriais são o aço carbono pintado e o aço inoxidável. Ambos materiais oferecem durabilidade, mas cada um é mais adequado para diferentes condições. O aço carbono é recomendado para aplicações menos exigentes e com pouco contato com água e contaminantes. Em contraste, o aço inox é muito mais resistente, destacando-se pela sua resistência à oxidação. Além disso, o aço inoxidável possui outras características importantes:

  • Resistência a altas temperaturas e à corrosão
  • Facilidade de limpeza
  • Material higiênico
  • Alta durabilidade

Esses fatores são essenciais para garantir a conservação e a eficácia das balanças.

Quais os benefícios em comprar balança industrial correta?

Não é por acaso que a escolha de uma balança industrial sempre é uma decisão estratégica. Ela gera um conjunto de benefícios essenciais para que as indústrias tenham um fluxo produtivo adequado, capaz de garantir eficiência. Vejamos quais são as vantagens.

Otimização de processos e aumento da produtividade

O uso de balanças de qualidade, adaptadas às necessidades do negócio, evita intercorrências que podem atrapalhar bastante o fluxo da produção. Além disso, as balanças de alta precisão previnem o desperdício de matéria-prima e demais recursos usados no processo produtivo. No que se refere à relação custo-benefício, escolher uma balança adequada também contribui para reduzir os custos com manutenção.

Conformidade com as normas e legislação

Grande parte das indústrias precisa adotar normas rigorosas para garantir a plena qualidade de seus produtos. Isso é ainda mais evidente no caso das indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas. Utilizar balanças de alta confiabilidade permite que as empresas estejam adequadas às regras do INMETRO e também de órgãos internacionais.

Dicas para cuidar da balança industrial corretamente

Além de tomar uma boa decisão ao comprar balança industrial, é preciso saber como cuidar bem deste equipamento no decorrer do tempo e elevar o tempo de vida útil. Nas indústrias, é fundamental que os gestores estejam atentos a estes dois fatores básicos para a conservação das balanças:

Calibração e manutenção

A calibração das balanças, feita com o uso de peso padrão, é um dos procedimentos essenciais para manter a confiabilidade das medições. Este procedimento consiste numa comparação entre os valores apontados por um equipamento de medição e os valores gerados por um padrão de referência (peso padrão). 

A manutenção se refere às ações necessárias para que a balança se mantenha em boas condições estruturais e de conservação, o que envolve avaliar o desgaste apresentado por determinadas peças e necessidade de troca das mesmas, caixas de junção, células de carga e demais elementos.

A manutenção, seja ela preventiva ou corretiva, é crucial para evitar incoerências nas pesagens, perdas no processo produtivo e até mesmo a paralisação das operações.

Após ver o que é necessário considerar ao comprar uma balança industrial, te convidamos para conhecer os modelos de balanças industriais que oferecemos e conversar com um de nossos especialistas. Você receberá orientações precisas quanto aos tipos de balanças mais indicadas para sua empresa.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR